terça-feira, 21 de maio de 2013

Dicas: Enem chegando, e agora?

Postado por Bruna Souza às 08:00
Olá meninas, tudo bem? Já começaram a estudar pro Enem?
Acredito que muitas de vocês acabaram de passar por isso, ou vão passar logo. É comum desde cedo a gente ouvir falar mil coisas sobre os vestibulares, como se fossem um enorme bicho de sete cabeças. Mas não é tudo isso gente, se você tem o hábito de ler e escrever você já tem meio caminho andado. Isto porquê os vestibulares, e principalmente o Enem exigem muita leitura, afinal como você se dispõe a concorrer a uma vaga em uma faculdade, seja ela pública ou particular, sem saber interpretar textos corretamente? É assim que os avaliadores pensam.
 
 
Mas, como se preparar pro ENEM ou qualquer outro vestibular?
 
1) A preparação começa muito tempo antes da data da prova em si, pois é preciso estar por dentro de assuntos da atualidade. Meu pai me dizia muito isso quando eu parecia fugir da sala ao começar o jornal, mas fui perceber que ele tinha razão quando prestei o Enem no ano passado.
 
2) Leia muito, sobre qualquer coisa. Seja um livro, uma revista, um artigo qualquer na internet, mas leia. Isso nos ajuda a aumentar nosso vocabulário, nosso conhecimento geral sobre as coisas e exercita a mente.
 
3) Escreva. Assim como a dica anterior, esta ajuda quase que da mesma forma. Não importa se é algum treino de redação, rascunho para estudar pra uma prova da escola, um texto qualquer, enfim, não importa o que seja, ajuda muito. Mas... sempre tentando escrever corretamente.
 
4) Peça para alguém ler o que você escreve, e avaliar se está bom ou ruim, se há erros de escrita ou se algo não faz sentido, e busque fazer correções. A autoanálise também conta muito: seja sincera (o) consigo mesma (o), procure coisas que podem ser melhoradas.
 

5) Mantenha a calma. Como eu disse anteriormente, não é nenhum bicho de s
ete cabeças. É apenas uma avaliação do que você aprendeu durante o Ensino Médio, nada mais. E outra, muitas vezes o próprio texto dá a resposta da questão, é só interpretar e manter a atenção.
 
6) Faça primeiro a redação. Ela vale muito, e pode salvar sua nota final. Porém é comum deixarmos para faze-la no final da prova, acontece que assim resta pouco tempo, a mente já está cansada e a pressa para ir embora é inevitável. Fazer primeiro a redação não deixa isso acontecer e a gente ainda tem mais tranquilidade pra fazer as questões sem pressa.
 
7) Dedique algum tempo do seu dia aos estudos, e cada diz a um tema ou matéria. Por exemplo, 1 hora por dia, sendo cada dia da semana pra uma matéria e folga nos finais de semana.
 
8) Confie em si mesma. Na hora da prova não fique pensando "Ai meu Deus, eu não vou conseguir!" ou "Minha família vai me matar se eu não passar em nenhuma faculdade." Sua família provavelmente saberá o quanto você se esforçou, independentemente do resultado. Se você realmente quer, lute por isso, vá atrás e cedo ou tarde você conseguirá.
 
Se é seu primeiro vestibular lembre-se que muitas coisas não são fáceis, e nem sempre serão conquistadas na primeira tentativa. O importante é não desistir, e continuar se esforçando e correndo atrás de seus objetivos.
 
Logo eu postarei mais dicas aqui, porém um pouco mais específicas, como os critérios de avaliação da redação e tópicos frequentes que caem e devem ser relembrados.
 
Espero que tenha ajudado vocês com essas poucas dicas, mas que podem ajudar bastante. E vocês vão prestar o Enem? Já passaram por isso? Como foi? Deixem suas dicas, histórias e comentários aqui.
 
Beijos, e até a próxima
Bruna Souza 
 
 

8 comentários:

Jabs na Make on 21 de maio de 2013 11:50 disse...

Eu ja passei dessa fase mas vejo muitos jovens super nervosos com a prova. Acho que o principal é se preparam bem antes e na vespera relaxar. No dia, claro manter a calma e torcer pelo melhor.
bjks
http://jabsnamake.blogspot.com.br/

Bianca Martins on 21 de maio de 2013 12:12 disse...

Graças a Deus eu já passei dessa fase, mas é bem tenso mesmo, por mais que a gente esteja preparado, sempre dá muito nervoso!

Amei seu blog, seguindo aqui, beijos

www.biancammartins.blogspot.com.br

Hilda Maria on 21 de maio de 2013 14:01 disse...

Achei ótima as dicas :) Isso realmente é útil.

Quando puder dá uma passadinha no meu blog, tem post novo lá, convido você e seus leitores a darem uma conferida *u*

Beijocas!!! ❣

http://sorriso-jovem.blogspot.com.br

Leidiana Pereira on 21 de maio de 2013 22:12 disse...

Menina nem fala de Enem que eu fico tensa. rsrs
Já passei por isso 2 vezes e sei como é essa preparação toda sem contar a ansiedade que você fica no dia da prova.
Hoje desisti de fazer, vou entrar para particular mesmo... pois aqui onde eu moro é bem difícil de passar. :(
Amei o post e já estou seguindo seu cantinho para ficar antenada nos post's novos. *--*
Se puder visite meu cantinho e siga, ficarei muito feliz!
Beijos. ♥

leidynhababy.blogspot.com.br/

Miria Sant'anna on 22 de maio de 2013 09:08 disse...

não fiz faculdade, mas sonho em um dia poder fazer...otimas dias bjos.

Blog
piiinkmakeup.blogspot.com.br/

canal youtube
youtube.com/user/MiriaPinkMakeup

fan page
facebook.com/PiinkMakeup

Instagram
instagram.com/miriasantanna

Twitter:
twitter.com/Miria_Santanna

Miria Sant'anna on 22 de maio de 2013 09:10 disse...

esqueci de dizer que to seguindo seu blog...bjos

Ariane Costa on 24 de maio de 2013 16:17 disse...

Adorei o seu blog, que post mais bacana!
Super seguindo ;D
Beijos!

dalheesmalte.blogspot.com.br

Katriny on 1 de junho de 2013 17:23 disse...

Vou prestar esse ano o Enem e adorei suas dicas! Realmente, o melhor é começar com a redação e isso de assistir jornal também faz toda a diferença, não tinha costume mas agora comecei. Um beijo!

www.francesinhabrasileira.com

Postar um comentário

Seu comentário sempre será muito bem-vindo aqui. Deixe suas sugestões, críticas, elogios, dúvidas, etc. E se me seguir avise, que eu sigo de volta e retribuo a visita com o maior prazer.

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
— Clarice Lispector

 

Garota Lunática Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos